top of page

DIANA REGO

“Those who dance are considered insane

by those who cannot hear the music.”

 

Biografia:

PT/ENGLISH

 

Português:

 

Diana Rego nasce no Porto, inicía a sua formação em dança com Ballet Clássico, obtendo o quarto grau da Royal Academy of London. A sua formação em dança étnica foi com vários mestres: como Prisca Diedrish da Alemanha, Myriam Szabo da França, Annie N’ganou de Cameron, Shokry do Egipto, entre outros. Paralelamente a sua formação passa por Capoeira, dança Africana, novo circo, dança Contemporânea e Yoga.  

 

Formou-se em Teatro, na Escola Superior de Artes do Espectáculo do Porto, onde recebeu uma bolsa de estudo para Dartington College of Performing Arts na Inglaterra, fez um ano de Especialização em Dança na Universidade da dança da Bahia, Brasil. Realizou o curso de pesquisa e experimentação coreográfica do Fórum Dança, onde trabalhou com as coreógrafas Clara Andermatt, Margarida Bettencourt e Joana Providência. Desde então, realizou várias viagens de estudo a Espanha, Grécia, Turquia, Israel, África,China; Indonésia e India.    

 

Destas  pesquisas, deu especial profundidade ao seu estudo de Belly Dance ( Raqs Sharqi) e dança Clássica Indiana, Bollywood estudando diretamente na Índia ,durantes cinco anos consecutivos . 

 

A nível nacional, foi convidada vários anos consecutivos a ministrar formações de dança étnica e respectiva criação coreográfica, nos cursos intensivos do Conservatório de dança de Lisboa e Centro de dança do Porto entre outras.

 

Como bailarina actuou na RTP “ As sete maravilhas de Portugal no Mundo”; SIC “Gobos de ouro”no Coliseu de Lisboa, Teatro do Campo Alegre nas “ Quintas de leitura”. Como bailarina convidada do grupo Terrakota actua: MTV Brand New; Teatro de Sá da Bandeira, Cinema S.Jorge, Teatro S. Luis. Apresenta um solo de dança no Festival do Sudoeste, Coreógrafa convidada para o programa da Sic “Achas que sabes dançar”  A nível internacional foi convidada  participar como bailarina  na produção “Tanz” em Berlim,  bailarina principal do grupo de World Music “Terrae Ignota”  actuando em vários teatros de Barcelona como L´Spai, com este grupo vai em tourné: Festival Fringe em Macau, Festival Snow Mountain na China; Festival de Musicas do Mundo no México. Actua em vários festivais de dança na India, como “Temple Dance festival”.

 

Convidada a lecionar dança com carácter Hindu, em Bali Indonésia, onde realiza também um intercambio cultural com artistas locais.

 

Actualmente é  bailarina e coreógrafa  do grupo de musica e dança do mundo Anaidcram; bailarina do grupo de musica e dança cigana Gadjé; Bailarina do grupo de dança Asiática Kelana .Cria a sua própria Companhia de dança Contemporâneo- Étnica “Companhia de Dança Diana Rego” que até então já fizeram varias apresentaçoes na Tv nacional , Teatro S. Luis e Casino do Estoril.

 

English:

 

Finish the Secondary School in the course of Nature and Sciences 

Her Bachelor's degree was of Theater, in the University of Music and Performing Arts of Porto.

Receive a scholarship, to go three months to England to the Dartington College of Performing Arts

Was accepted as a foreign student in the University of Dance of Bahia in Brasil, making one year of Specialization in Dance.

 

Studies Classical Ballet, until the forth grade, from the England Royal Academy

Accomplishes a six months course of Choreography  in the Forum Dança

Studies  Middle Eastern Dance with several teachers, to deepen this research  travel to Morocco, Turkey, Greece ,Spain, etc.

Was four  times in India to study intensively Classical Indian dance, Odissi from the East and Kathak From the North.

 

Teacher of Middle Eastern dance for more than ten years,

Teacher of Odissi dance and Bollywood

Dancer of several dance companies like : Terrae Ignota; Anaidcram; Gadjé; Zambra and Terrakota 

Made tours in Mexico ,Spain,France ,  Macau, China , India , la Reunion etc

Choreographer of her own pieces and other dancers also, creating her own dance company 

5 intensive journeys to India , to study classical dance : Kathak and Odissi, Bollywood and Rajasthani folk.

 

 

 

“Dance is the hidden language of the soul”

bottom of page