Companhia de Dança Diana Rego
A Companhia é formada em 2010, em Lisboa
é um projecto de criação colectiva que tem como ponto de partida um vasto trabalho de pesquisa sobre culturas ancestrais de vários povos que conservam na sua musicalidade, dança e tradição, dois mil anos de História.
Estes últimos dez anos de trabalho e formação da coreografa foram essênciais para expandir a sua noção da diversidade cultural existente e o conhecimento das manifestações artísticas ancestrais e actuais. O confronto com a riqueza e complexidade destas artes ancestrais e as possibilidades criativas que delas advêm suscitou na coreógrafa o desejo de divulgar e trabalhar com base nestas tradições. A Companhia tenta criar e interpretar as suas obras, através de uma linguagem própria de movimento.
O projecto pretende aproximar culturas, quebrando fronteiras, unificando uma multiplicidade de linguagens. Encontrar o lado eterno, que contêm o néctar Artístico de cada uma destas culturas, que perdura com mesma riqueza até aos dias de hoje. Logo podemos caracterizar o trabalho da Cia como tradicional e também Contemporâneo-Étnico, por causa da sua singular fusão.